A apresentação de uma alteração estética no contexto conseguida pelo uso do corpo é uma performance. Assim pensando, instaura-se uma situação de apreciação da produção artística enquanto ela é feita.

Uma das características mais caras aos artistas é a coragem. Coragem para expor suas produções, para falar sobre elas, para submeter o produto de seu esforço à percepção do outro. O outro, que está cada vez mais vazio de generosidade. Submeter-se ao julgo do público que acompanha um trabalho artístico enquanto ele está sendo executado requer uma coragem ainda maior. E é um desafio muito estimulante.

XTO começou a considerar como performance suas atuações em dança a partir de 2013, quando fora chamado para participar, no festival CCBB Música Performance pelo coletivo Selvagem. Outras atuações suas acontecem geralmente durante o carnaval. As mais recentes ocorreram: na festa Carlos Capslock com o tema 'Carne Podre', que aconteceu logo depois das denúncias de comercialização de carne deteriorada por grandes frigoríficos brasileiros. A apresentação foi com uma máscara e pata de boi que já havia sido apresentada durante o carnaval. E no show de apresentação de Laura Wrona no SESC Belenzinho, com roupa de apicultor b-boy.

Apicultor de Boas-Vindas
SESC Belenzinho, Show da Laura Wrona no dia 26 de março- Foto de Fernanda Procópio
2017
O espírito do carnaval
Papel, tecido
2017
Cadeira reservada para Xamãs
Fibras naturais
2017
Astartoth
Papel, tecido. Durante visitas a lugares inusitados, um espírito antigo encontra seus iguais destroçados exibidos para venda
2015
Tattoo Limão
Tatuagem feita com suco de limão sobre a pele usando um stencil
2013