Sobre XTO

Nascido Rodolpho Bertolini Junior a 19 de março de 1978 em São Paulo, desenvolvi desde cedo um gosto pelas artes gráficas. Gostava excepcionalmente de animação e, logo, de jogos de video-game. Isso me levou a estudar eletrônica logo após a conclusão do ginásio.

Na escola técnica, porém, não aprendi muito sobre video-game, a não ser jogar mais ainda nos fliperamas próximos. Mas desenvolvi o gosto pelas artes da física atômica e os caminhos que os elétrons fazem nos materiais condutores. As representações gráficas dos componentes eletrônicos também me foi grande inspiração para o desenho e diagramação mais adiante.

Querendo aprimorar e usar minhas habilidades gráficas, decidi, após concluir o curso de eletrônica, ingressar em uma faculdade onde poderia me prestar a ganhar dinheiro desenhando. Escolhi o curso de Desenho Industrial no Mackenzie. Estudei lá enquanto trabalhava na Bolsa de Valores de São Paulo consertando os aparelhos de telefone sem fio do pregão viva-voz.

Enquanto não tinha muitos conhecimentos técnicos na área gráfica, permaneci trabalhando na BOVESPA. Com a febre da internet nos anos 90 me interessei pelos novos caminhos que a computação estava seguindo e comecei a estudar a linguagem HTML e JavaScript fazendo cursos rápidos. Logo arrumei um estágio na Stefanini Consultoria como webdesigner. Após algum tempo na Stefanini fui convidado por um professor do curso de design a montar os sites que ele estava desenhando no recém criado iG, onde aprendi bastante sobre publicação e o dia-a-dia de um grande portal. Dentro do iG passei por várias áreas que foram estourando conforme o "efeito bolha" fazia suas vítimas. Iniciei no iG Mundial passando para iG.COM, iG Office e SeliG. Em 2002, precisava de muito tempo para fazer meu trabalho de conclusão de curso, uma animação que chegou a ficar famosa na época: "O homem que controla os tecidos". Por causa da falta de tempo, tive que me retirar do iG.

Após a conclusão de meu curso de Desenho Industrial, fiquei algum tempo trabalhando por conta própria fazendo camisetas com silk screen e desenhos para estampas. Em 2003 comecei a fazer trabalhos para duas agências de eventos: RS Marketing e Mix Comunicações (hoje Maxx) como designer freelancer. Trabalhei como freelancer até o final de 2004, quando então fiz uma viagem, no início de 2005 para conhecer a europa. Fiquei 3 meses conhecendo pessoas e museus e uma cultura velha e diferente que me fizeram amar mais o meu próprio país. Voltei com novas amizades e trabalhos de pessoas de lá que precisavam de serviços com características brasileiras.

No início de 2005 tive uma oportunidade de trabalho no portal Universo Online. Trabalhei na área de produtos e SAC montando páginas e principalmente validando formulários. A quantidade e qualidade do padrão UOL de trabalho me ensinaram bastante, mas eu me sentia subutilizado fazendo apenas trabalho de diagramação de frontend em HTML. Gostaria de algo que exigisse mais da minha criatividade. Então pedi demissão no final de 2006.

A partir de março de 2007 comecei a prestar serviços para a Brancaleone. Esta empresa era o braço digital da editora Peixes e lá, muito mais que minhas atividades de programação eram exigidas. O maior sucesso da Brancaleone foi a criação da rede-social para crianças Migux, da qual tenho uma participação direta muito importante. O Migux acabou virando o único produto da Brancaleone - que o mantém até hoje, mas decidiu não empregar mais recursos. No Migux desenvolvi jogos (desde a concepção até a programação), muitas ilustrações e animações em flash e soluções para questões técnicas, além de design e montagem do website.

Foi nesta época também que decidi aumentar meus conhecimentos no campo das artes e iniciei a Pós-Graduação Fundamentos da Cultura e das Artes no Instituto de Artes da UNESP, em São Paulo. Depois disso ainda fiz o curso de Game Design (com Roger Tavares) no MIS e Escultura Cinética no SESC Pompéia (com o Guto Lacaz).